top of page

CASA 7

NAISPD – NÚCLEO DE APOIO A INCLUSÃO SOCIAL PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA ACDEM – VII

Gerente: Cida

Endereço: Av. Duilio Lenarduzzi, 203 - Vila Paranaguá - CEP: 03807-050 - São Paulo - SP

 

Telefone: 3853-8558     

 

E-mail: casa7.gerencia@acdem.org.br

Caracterização do Serviços:

O Núcleo de apoio ao processo de inclusão social para pessoas com deficiência tem por finalidade a garantia de direitos, os desenvolvimentos de mecanismo para inclusão social a equiparação de oportunidade e a participação das pessoas com deficiência, a partir de suas necessidades individuais e sociais.

No âmbito da Assistência Social pode se desenvolvido por meio da oferta e promoção do acesso de pessoas com deficiência à rede socioassistencial e aos serviços de outras políticas públicas. Desenvolve ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social, bem como desenvolve ações articuladas com as áreas governamentais de educação, saúde, transporte especial e programas de desenvolvimento da acessibilidade.

O serviço deve favorecer o desenvolvimento de capacidades adaptativas para a vida diária e prática: aquisição de habilidades potencialização da capacidade de comunicação e socialização considerando necessidades e as especificidades da deficiência.

 

Usuários:

Pessoas com deficiência que se encontrem em situação de vulnerabilidade, riscos e violação de direitos ou pela ausência de acesso a possibilidade de inserção social.

 

Objetivo Geral:

Prevenir a institucionalização e a segregação de pessoas com deficiência com vista a promover a sua inclusão social, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária.

 

Objetivos Específicos:

  • Assegurar espaço de referência para o desenvolvimento de sociabilidade, independência e autonomia;

  • Sensibilizar grupos comunitários sobre direitos e necessidades de inclusão de pessoas com deficiência, buscando a desconstrução de mitos e preconceitos;

  • Desenvolver estratégias para estimular e potencializar recursos das pessoas com deficiência, de suas famílias e da comunidade no processo de reabilitação social;

  • Oferecer possibilidade de desenvolvimento de competências, habilidades e potencialidades, a defesa de direitos e estimulo à participação cidadão;

  • Incluir usuários (a) e familiares no sistema de proteção social e serviço público, conforme necessidades, inclusive pela indicação de acesso a benefícios e programas de transferência de renda;

  • Contribuir para a reparação de danos e de direitos violados;

  • Construir para restaurar  e preservar a integridade e a melhoria de qualidade de vida   dos usuários;

  • Contribuir para os contextos inclusivos;

  • Contribuir para a inserção da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, considerando potencialidades e interesses.

 

Trabalho Social

O trabalho social será desenvolvido pela equipe técnica do núcleo, com procedimentos iniciais a fim de melhor realizar a acolhida familiar.

 

A fim de uma boa acolhida ao usuário e sua família será realizado inicialmente uma triagem, visando coletar informações e conhecimento sobe o perfil e diagnostico, posteriormente será feito os encaminhamentos para rede visando à inserção nos programas de transferência de renda e projetos sociais.

 

O corpo técnico realizará visita domiciliar inicial e de acompanhamentos, assim como relatórios sistematizados contendo informações para a elaboração do cronograma de atendimento.

 

A equipe técnica realizará reuniões semanais com a equipe de orientadores, a fim de fazer a apresentação do prontuário do usuário e estudo de caso social, elaboração do plano de atendimento individual. 

 

O trabalho sempre será voltado para o fortalecimento da função protetiva da família, desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social, buscar sistema de referencia e contra referências.

 

Realizar atividades e trabalhos que visam à conscientização da cidadania e seu exercício assim como documentação pessoal, promover a articulação com outras políticas públicas, para ampliar o conhecimento sobre o mundo do trabalho.

 

Manter os prontuários atualizados com informações dos atendimentos diários e semanais, assim como as intervenções e procedimentos frente à problemática, redigirem relatórios para serem encaminhado à rede visando o fortalecimento do trabalho junto às redes sociais.

 

Leitura dos cadernos de evolução do usuário, visando acompanhamento da sua rotina e plano de trabalho individual.

 

Elaboração do trabalho com a família e comunidade frente às maiores necessidades das famílias do núcleo e usuários promovendo um trabalho comunitário continua entre núcleo e comunidade.

 

Elaborar cronograma de acompanhamento familiar dentro das atividades do núcleo, a fim dos responsáveis darem continuidade em sua residência, reforçando os conhecimentos e habilidades a fim de colaborar com a autonomia de seus filhos.

SEDE

Rua Miguel Rachid, 596 - CEP: 03808-130 - Ermelino Matarazzo - São Paulo/SP - Telefone: 2546-0998 

CENTRAL DE DOAÇÕES E MARKETING

(11) 3657=4905      2546-0998 -  WhatsApp: 9.9312-2169

doacoes.gerencia@acdem.org.br - acdem@terra.com.br

FAÇA SUA DOAÇÃO ESPONTÂNEA ATRAVÉS DAS CONTAS ABAIXO OU PELO BOTÃO VERMELHO NO TOPO DA PÁGINA:

ITAÚ - Agência 6940 - C/C: 03030-4                                            

BANCO DO BRASIL - Agência: 3107-0 - C/C: 20514-1

BRADESCO - Agência: 1495-8 - C/C: 29867-0 (PIX)

TRANSFIRA SUA DOAÇÃO, FAZENDO UM PIX

USE A CHAVE: 61058475000123 (cnpj da acdem)

bottom of page